Por que educar para a cidadania?

Sara Clem

2/20/2024

Falar sobre educação para cidadania pode ser controverso. As pessoas podem pensar que é uma educação doutrinadora, tanto para um lado do espectro político quanto para outro. Além disso, podem não achar prioritário, haja vista que o Brasil enfrenta problemas com a alfabetização, evasão escolar, falta de infraestrutura, entre outros.

No entanto, é vital olharmos para um problema que assola a população brasileira jovem: boa parte não se interessa por política, não entende o que é a democracia e não tem interesse na participação política e social. Tais fatores afetam diretamente o futuro e a saúde de nossa democracia.

Neste sentido, a educação para cidadania proposta é uma educação focada em fomentar valores e virtudes cívicas. Tais valores não estão relacionados a um espectro político, são valores humanos que nos auxiliam a viver nossa vida pessoal e em comunidade. O diálogo, a tolerância, o respeito, a honestidade, responsabilidade, dentre tantos outros, são os valores que o Virtuar – solução de educação para cidadania – tanto defende.

Tais valores não tão somente auxiliam na formação cidadã do indivíduo como também pode ajudar os jovens em outras esferas do aprendizado, como na matemática, português, a partir do momento que ensina competências socioemocionais que os orientam a focar em seus planos para o futuro.

Por isso, se queremos cidadãos mais participativos, resilientes e responsáveis, precisamos formar nossos jovens em competências e virtudes cívicas. O Virtuar busca endereçar esse problema ao realizar uma formação integral com alunos, pais e professores.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das principais novidades sobre educação para a cidadania e de nossas soluções.

Fale conosco

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário que gostaria de nos fazer? Aproveite o espaço abaixo para entrar em contato com a nossa equipe, teremos o prazer de te atender!