Autoconhecimento, ética e cidadania: as três características de uma educação para cidadania

Sara Clem

3/4/2024

Agora que você sabe a importância em educar para cidadania, você precisa compreender quais são as características de uma educação cidadã completa. Formar bons cidadãos vai muito além do que ensinar sobre os três poderes, direitos e deveres, a importância do voto, entre outros. Essa formação precisa ser holística, pensar o jovem como um todo. Por isso, o Virtuar propõe três pilares: autoconhecimento, ética e cidadania.

O pilar de autoconhecimento versa sobre as competências socioemocionais necessárias para o jovem entender quem ele é e se compreender como parte de um todo, a sociedade. Aqui, o jovem é instigado a pensar sobre seus sentimentos, suas características, seus sonhos e desejos. Alguns dos valores trabalhados são a sinceridade, autorresponsabilidade, compaixão, entre outros.

Já no pilar da Ética, o objetivo é fazer com que o jovem se entenda na relação com o Outro. Aqui se trabalha a importância da verdade, justiça, altruísmo, entre outros valores.

E por último, após compreender a si mesmo e sua relação com o outro, o jovem é instigado a compreender seu papel de cidadão, entender seus direitos e deveres, a importância do voto e da democracia.

Esses três pilares são fundamentais e se complementam em um desenho de espiral. A metodologia do Virtuar aprofunda em cada pilar ao decorrer dos livros.

Ficou interessado em saber mais? Acesse nossos materiais.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das principais novidades sobre educação para a cidadania e de nossas soluções.

Fale conosco

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário que gostaria de nos fazer? Aproveite o espaço abaixo para entrar em contato com a nossa equipe, teremos o prazer de te atender!